Museologia
Proporcionar uma compreensão abrangente da Museologia e seu papel na preservação do patrimônio cultural. Capacitar os participantes com as habilidades e conhecimentos essenciais para o trabalho em museus.Explorar as últimas tendências e desafios enfrentados pelo setor museológico.
PRO2030 - Fiscalização na Gestão de Resíduos (13ª Edição E-Learning 2024)
As políticas relativas à gestão de resíduos têm evoluído no sentido da gestão sustentável dos materiais, a fim de proteger, preservar e melhorar a qualidade do ambiente, proteger a saúde humana, assegurar uma utilização prudente, eficiente e racional dos recursos naturais, reduzir a pressão sobre a capacidade regenerativa dos ecossistemas, promover os princípios da economia circular, reforçar a utilização da energia renovável, aumentar a eficiência energética, reduzir a dependência de recursos importados, proporcionar novas oportunidades económicas e contribuir para a competitividade a longo prazo.A redução da produção de resíduos e o devido encaminhamento dos mesmos necessita ser acompanhado por alterações de comportamento dos cidadãos e dos responsáveis pelas atividades económicas da cidade de forma a maximizar os resultados ambientais do município.
PRO2030 - PAYT – Pay as You Throw – Gestão Sustentável dos Resíduos (9º Edição 2024)
O crescimento da economia portuguesa foi gravemente afetado pela crise económica e financeira mundial, e enfrenta atualmente um período no qual a consolidação orçamental será uma das principais prioridades dos futuros governos e que norteará as políticas públicas. O aumento da produção de resíduos em Portugal, ainda que lento, demonstra a necessidade de se dissociar o crescimento económico do consumo de recursos e a importância de, enquadrado com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, o país definir e implementar ações e medidas que promovam a valorização do resíduo como um recurso e materializem os princípios e práticas de uma economia mais circular. A Implementação de Projetos PAYT – Pay As You Throw surge como uma necessidade premente de implementação e que, com a publicação do PERSU 2030, tem um horizonte temporal definido para a sua concretização.
PRO2030 - Recolha Seletiva e Tratamento Local de Biorresíduos (13ª Edição E-Learning 2024)
A publicação da Diretiva (UE) 2018/851 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de maio de 2018, que altera a Diretiva 2008/98/CE relativa aos resíduos, e que foi transposta para legislação nacional através do Regime Geral Gestão de Resíduos, introduziu a obrigatoriedade de se implementar redes de recolha seletiva de biorresíduos ou proceder à separação e reciclagem na origem dos biorresíduos. A recolha seletiva de biorresíduos, conjugada com o seu tratamento na origem, têm um peso muito significativo para atingir as metas estabelecidas. A DQR estabelece que os Estados--Membros devem proceder à recolha seletiva dos resíduos, não os misturando com outros resíduos ou materiais com características diferentes, por forma a assegurar o seu tratamento posterior, de acordo com os princípios da hierarquia dos resíduos e da proteção da saúde humana e do ambiente. Neste contexto, o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PERSU 2030), na qualidade de instrumento de planeamento de referência na área dos resíduos urbanos (RU), constitui um documento evolutivo, de quarta geração, que pretende garantir a aplicação da política nacional de gestão de RU, orientando os agentes envolvidos para a implementação de ações alinhadas com as políticas e estratégia definidas pela União Europeia, contribuindo para a prevenção de resíduos e para o aumento da preparação para reutilização, para a reciclagem e outras formas de valorização dos RU, com a consequente redução de consumo de matérias-primas primárias. Assim, o PERSU 2030 estabelece as metas específicas por Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) e prevê a distribuição equitativa da responsabilidade pelo cumprimento de metas entre os SGRU e os municípios, nos termos definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente, I. P., a quem cumpre fixar o contributo, por município, para o cumprimento das metas, no que respeita aos quantitativos recolhidos seletivamente e tratados na origem de biorresíduos e, por SGRU, no que diz respeito à fração multimaterial. Por forma a promover o cumprimento das metas, urge a necessidade da capacitação de profissionais municipais em matéria de recolha seletiva e tratamento local de biorresíduos, sendo que estas apenas podem ser alcançadas desenhando um cenário em que se verifica um aumento muito significativo ao nível dos materiais retomados, quer na qualidade quer na eficiência dos processos de recuperação de recicláveis, em alinhamento com o aumento da recolha seletiva de biorresíduos e da reciclagem na origem.
PRO2030 - Programa Operacional em Valorização dos Recursos e Resíduos (10ª Edição 2024 - E-learning)
No âmbito do PRO 2030 - Programa Avançado em Valorização dos Recursos e Resíduos, verificou-se a necessidade de uma abordagem integrada e complementar que consolidasse o conhecimento técnico para a Gestão Municipal e Técnicos com um necessário alinhamento na formação e construção de conhecimento das equipas operacionais.Assim, o desenvolvimento de um Programa Operacional que permitisse um alinhamento integrado entre a Gestão, Dirigentes e Técnicos e as Equipas Operacionais revela-se da maior pertinência e coerência perspetivando o cumprimento dos desafios do PERSU 2030.
PRO2030 - Economia Circular (8ª Edição - E-learning)
Considerando o panorama atual da sociedade, os objetivos da formação incluem fornecer uma visão holística da economia circular, destacando sua relevância e urgência diante dos desafios globais, como a degradação ambiental, a escassez de recursos e as mudanças climáticas. Ao abordar as disparidades entre a economia linear tradicional e a economia circular, procura-se conscientizar os participantes sobre a necessidade premente em adotar práticas econômicas mais sustentáveis e regenerativas. Além disso, a formação visa capacitar os indivíduos a entenderem seu papel como agentes de mudança, não apenas como consumidores conscientes, mas também como catalisadores de inovação e líderes na promoção de sistemas econômicos mais circulares e resilientes.
APD: Utilizar dispositivos com acesso à internet : 1.1
Existem diversos dispositivos que lhe permitem aceder ao mundo infinito de informação e possibilidades que é a Internet. Pode acedê-la através do computador ou de um dispositivo móvel, como um tablet ou um smartphone. Pode ainda fazê-lo através de algumas televisões e de outro tipo de dispositivos, como os smartwatches. Sabe quais as ferramentas que precisa para aceder à Internet e como fazê-lo em segurança? Estes conhecimentos são um ponto de partida para explorar e aprender várias soluções no mundo digital, que certamente lhe irão permitir o desenvolvimento de competências úteis para o futuro.
APD: Pesquisar dados, informação e conteúdos digitais : 1.2
Existem diversos motores de busca e bancos de pesquisa que lhe podem ser úteis em várias áreas da sua vida. Do convite de anos do seu filho ao seu curriculum vitae, saiba como pesquisar informação e encontrar os recursos que necessita. É importante saber como pode tirar o maior partido das várias soluções no mundo digital, que certamente lhe irão permitir o desenvolvimento de competências úteis para o futuro.
PowerPoint : Primeiros Passos Apresentações Eletrónicas (1.1)
O PowerPoint é uma ferramenta amplamente utilizada em diversas áreas. Dominá-la torna-se uma competência cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Este curso oferece uma introdução às habilidades essenciais necessárias para criar apresentações envolventes e profissionais. Os formandos serão guiados desde a navegação básica pela interface até à aplicação de efeitos de transição e animações de objetos. No final do curso, o aluno aprenderá a criar diapositivos visualmente atraentes, incorporando texto, imagens e gráficos de maneira eficaz, de forma a poder comunicar as suas ideias com clareza. Serão exploradas técnicas práticas para utilizar modelos e temas predefinidos, otimizando o fluxo de trabalho e economizando tempo na criação de apresentações eletrónicas.