Nos dias 3 e 4 de julho, alguns dos formandos do Curso de Especialização Planeamento Estratégico Territorial e Prospetiva participaram numa visita de estudo ao Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia, localizado em Sevilha, Espanha, no âmbito das atividades pedagógicas e formativas do curso de especialização.
A iniciativa constituiu uma experiência enriquecedora, permitindo consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação e promover o contacto direto com boas práticas e políticas de investigação científica em contexto europeu.
O que é o Joint Research Centre?
O Joint Research Centre (JRC) desempenha um papel crucial no apoio na elaboração de políticas da UE: providencia investigação de alta qualidade em áreas que afetam diretamente a vida de todos os europeus, desde a IA até à transformação territorial, indústria limpa e política fiscal.
Fundado em 1994, o JRC em Sevilha cresceu e tornou-se o segundo maior centro do JRC e o quarto maior da Comissão Europeia. O centro está localizado dentro do Sevilla TechPark, e conta com uma equipa de cerca de 400 profissionais, incluindo economistas, engenheiros e cientistas sociais e informáticos.
Impacto da Visita
Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com especialistas do JRC, visitar infraestruturas de investigação avançadas e compreender como a ciência apoia a formulação de políticas públicas locais baseadas em evidência.
A experiência destacou o papel do JRC como centro de excelência científica e tecnológica, com impacto direto em áreas como a sustentabilidade, a transição digital e a redução das desigualdades territoriais.
A visita incluiu também uma sessão de partilha de conhecimento, durante a qual os formandos apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, proporcionando um momento de reflexão conjunta e troca de experiências com os investigadores do JRC.
Por sua vez, a equipa do JRC realizou várias apresentações técnicas, nas quais partilhou exemplos concretos de aplicação da ciência às políticas europeias em áreas como inovação, transformação industrial, transparência digital e justiça territorial.

