As ações de formação para Líderes da Inovação, enquadrado no Programa de Capacitação para a Inovação Municipal, é destinado aos colaboradores com funções de dirigente. O percurso formativo deste perfil foca-se nos sistemas de gestão da inovação o no perfil dos líderes.

[§] ENQUADRAMENTO

O processo da inovação não é apenas uma realidade no mundo dos negócios. De igual forma, no contexto da Administração Pública, a inovação assume-se como determinante para maior eficácia e eficiência operacional, bem como para um novo modelo de relacionamento com os munícipes.

 

[§] PERCURSOS FORMATIVOS e MÓDULOS

A frequência da totalidade de cursos modulares é obrigatória para a certificação de perfil. Os interessados podem assim frequentar a totalidade dos cursos modulares, de acordo com perfil escolhido, ou apenas o(s) curso(s) modular(es) adequados ao seu contexto e de acordo com grupo de destinatários.

 

Nº de horas

Introdução à inovação (Inscrições Abertas)

12h

Políticas públicas e o contexto indutor
de inovação (Inscrições Abertas)

12h

  •  Liderança e cultura de inovação

12h

  •  Estratégia de inovação

12h

  •  Sistema de gestão de inovação

12h

  •  Business case: o papel dos líderes

12h


[§] OBJETIVOS

  • Refletir sobre o contexto mobilizador para a inovação como fator de competitividade das organizações públicas e autárquicas;
  • Identificar e compreender diferentes tipologias de inovação;
  • Desenvolver competências técnicas e comportamentais indutoras de novas soluções;
  • Compreender diferentes abordagens e técnicas para a gestão do processo de inovação;
  • Aplicar técnicas e ferramentas associadas ao processo criativo e de inovação;

[§] FUNCIONAMENTO E METODOLOGIA:

  • On-line, via plataforma zoom;
  • Exposição de conteúdos teóricos e casos práticos;
  • Resolução de exercícios e de trabalhos individuais e/ou de grupo;

[§] AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

  • Trabalho individual e/ou de grupo;
  • Aplicação de questionário de resposta múltipla;
  • Emissão de certificado por curso modular;

 

Nós não podemos não comunicar por isso, esta torna-se um veículo de extrema importância na relação com os outros. No ambiente profissional, saber expressar ideias, sentimentos e necessidades de forma assertiva é uma habilidade essencial para prevenir conflitos, promover relações saudáveis e atingir objetivos comuns.

O poder da comunicação: como ser mais assertivo? (100% E-Learning)

84
14 horas

O Stress é uma resposta fisiológica e comportamental natural a um evento que nos faz sentir ameaçados. Quando não é gerido adequadamente pode ter consequências negativas para a nossa saúde física e mental condicionando o nosso desempenho profissional. Num mundo cada vez mais acelerado em que as exigências cada vez são mais e maiores, torna-se essencial aprender a reconhecer os sinais de stress e desenvolver estratégias eficazes para lidar com ele. Esta formação irá proporcionar a aprendizagem de ferramentas e técnicas de autorregulação emocional para que os formandos possam gerir o stress de forma saudável e produtiva.

Gestão de stress (100% E-learning)

96
16 horas

Disponibilizar ferramentas de envolvimento para a promoção da reciclagem; Evidenciar as vantagens e o impacto da reciclagem nas cidades; Refletir sobre a cadeia de valor da reciclagem; Esclarecer dúvidas e mitos sobre a reciclagem; Formação em parceria com a LIPOR

Recicla-te

55
4 horas

Dotar os formandos de conhecimentos e práticas que permitam um atendimento telefónico adequado e eficaz, demonstrando a importância do mesmo, como contributo para a imagem do Município.

Atendimento ao Munícipe por Telefone (Edição 2025)

80.00
7 horas

A Entrevista de Avaliação de Competências é um método que pode ser considerado obrigatório ou facultativo nos procedimentos concursais da Administração Publica Central e Local conforme previsto na atual portaria 233/2022 de 9 de setembro. Todos os trabalhadores que participam na tramitação dos procedimentos concursais na Administração Publica Central e Local devem estar preparados para a aplicação adequada deste método de seleção que se afigura agora como a única entrevista possível de realizar. A preparação através da frequência deste curso reveste-se de crucial importância e afigura-se como um fator critico para o sucesso na seleção através da entrevista, de recursos humanos capazes de lidar com os atuais desafios com que a sociedade portuguesa em geral e os serviços públicos em particular se confrontam, capazes de transmitir uma imagem de qualidade tão necessária à confiança nas instituições e ao progresso social.

Curso de Entrevista de Avaliação de Competências (1ª Edição 2025)

410
30 horas

Com este curso, pretende-se dotar os participantes dos conhecimentos indispensáveis ao bom desempenho no âmbito do Protocolo.

Protocolo Institucional

150
14 horas

Tendo em consideração que, no âmbito de uma aquisição de bens, é fundamental que a Entidade Adjudicante pugne pelo cumprimento dos prazos de entrega dos bens e, bem assim, pugne pela sua entrega de acordo com as exigências ínsitas no Caderno de Encargos, afigura-se necessário munir os agentes com conhecimentos técnico-jurídicos para uma condução de um contrato eficaz e garantístico do interesse público que lhe subjaz. 

CCP - A execução do contrato de Aquisição de Bens (1ª Edição 2025)

89
8 horas

Compreender a importância da classificação da informação (vantagens de organização e produção documental); Perceção institucional da informação originada em diversos suportes e com diferentes significados;Utilizar corretamente o Plano de Classificação (aplicação e classificação da documentação/informação no serviço, independentemente do tipo de suporte).

Regulamento para a Classificação e Avaliação da Informação Arquivística da Administração Local

150
14 horas

Explorar as oportunidades da Avaliação de Ambiental Estratégica ao nível da decisão estratégica, numa óptica integrada, com base numa avaliação de opções e numa procura de caminhos de sustentabilidade

Avaliação ambiental estratégica

105
7 horas

Capacitar os participantes com as metodologias de Planeamento Cultural Estratégico: Fundamentos do Planeamento Cultural; Ferramentas e Métodos de Planeamento Cultural; Marketing de Eventos Culturais; Implementação e Avaliação

Planeamento Cultural Estratégico

200
14 horas

Capacitar os participantes com conhecimentos abrangentes sobre a legislação e regulamentação aplicáveis à água para consumo humano em Portugal, promovendo a compreensão dos requisitos legais, normativos técnicos e boas práticas na gestão da água potável.

Legislação e Regulamentação da Água para Consumo Humano

105
7 horas

Planear um evento turístico e dominar ferramentas de gestão operacional do evento; Conceber um conceito de evento na área da promoção turística; Dominar técnicas de gestão de projetos aplicadas a um evento turístico; Planificar um mapa logístico; Conceber um plano de marketing e um plano comunicacional coerentes com os objetivos do evento; Definir um plano de avaliação e de follow-up do evento.

Planeamento e Gestão de Eventos Turísticos

200
14 horas

Capacitar para a importância da Mediação Cultural, as competências do Mediador Cultural  e as estratégias de Mediação para diferentes públicos.

Mediação de Públicos em Espaços Museológicos

80
7.00 horas