Slider

Agentes para a Inovação

 

As ações de formação para Agentes para a Inovação, enquadrado no Programa de Capacitação para a Inovação Municipal, é destinado a todos os colaboradores da organização que possam estar envolvidos em projetos de inovação, focado nas competências para a inovação e criatividade.

Gestor de Projetos de Inovação

As ações de formação para Gestor de Projetos de Inovação, enquadrado no Programa de Capacitação para a Inovação Municipal, é destinado a colaboradores que gerem projetos que visam a construção de novas soluções, com foco no processo
criativo e de inovação.

Líderes da Inovação

 

As ações de formação para Líderes da Inovação, enquadrado no Programa de Capacitação para a Inovação Municipal, é destinado aos colaboradores com funções de dirigente. O percurso formativo deste perfil foca-se nos sistemas de gestão da inovação o no perfil dos líderes.

Programa de Capacitação para a Inovação Municipal

  • INTRODUÇÃO


A 4ª revolução industrial e as tecnologias emergentes têm não só transformado as dinâmicas das organizações industriais e de serviços, como condicionado o aparecimento de novos modelos de negócio e de relacionamento, conduzindo à alteração do comportamento dos clientes com reflexo nas suas necessidades e expetativas.

A Administração Pública em geral, e as organizações autárquicas, em particular, estão igualmente confrontadas com a necessidade de robustecer a sua resposta face à natural evolução das necessidades dos cidadãos, como responder aos interesses das novas gerações, educadas no ambiente das tecnologias e plataformas digitais.

O propósito em criar novas respostas impõe, às autarquias locais, a introdução na cultura organizacional de novos referenciais, desenvolvimento de novas competências facilitadoras de abordagens com recurso a atividades e técnicas associadas ao processo de inovação, favorecendo a reflexão e experimentação de novos ou significativamente melhorados modelos organizacionais, técnicas e ferramentas gestionárias bem como de produtos e serviços, desenhados em ambientes de cocriação, envolvendo diferentes partes interessadas.

O Programa de Capacitação para a Inovação Municipal promovido pela FEFAL – Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais, organismo central de formação para as Autarquias Locais, instituída pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, pretende adaptar ao contexto dos Municípios a Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 55/2020, de 31 de julho de 2020), concretamente no que concerne ao objetivo estratégico 7 – Promover a inovação na gestão pública.

A realização do programa de capacitação pretende dotar os profissionais das autarquias de competências técnicas e comportamentais, favorecendo uma cultura organizacional orientada para a geração contínua de ideias e experimentação, envolvendo diferentes perfis da organização no desenho e implementação de projetos de inovação, transformando as organizações municipais, o redesenho de processos, a oferta de novos produtos e serviços através de novos modelos de relacionamento com os cidadãos.

  • OBJETIVOS
  • Refletir sobre o contexto mobilizador para a inovação como fator de competitividade das organizações públicas e autárquicas.
  • Identificar e compreender diferentes tipologias de inovação;
  • Desenvolver competências técnicas e comportamentais indutoras de novas soluções;
  • Compreender diferentes abordagens e técnicas para a gestão do processo de inovação.
  • Aplicar técnicas e ferramentas associadas ao processo criativo.

  • DESTINATÁRIOS


O Programa de Capacitação para a Inovação pretende incluir e envolver diferentes grupos de profissionais das autarquias, independentemente de carreiras e funções exercidas. Para tal foram desenhados 3 perfis de intervenção no domínio da inovação, concretamente: 

 

  PERFIS

n.º de cursos
modulares

Total de horas

 Agente de Inovação
 (Detentor do 12º de escolaridade)

4

48h

 Gestor de Projetos de Inovação
 (Detentor de grau académico)

5

60h

 Líderes de Inovação
 (Detentor de grau académico com exercício de funções de direção)

6

72h

  • DURAÇÃO


O Programa de Capacitação encontra-se estruturado em três percursos formativos, constituídos por diferentes cursos modulares de 12 horas cada.

  • PERCURSOS FORMATIVOS e CURSOS MODULARES


A frequência da totalidade de cursos modulares é obrigatória para a certificação de perfis. Os interessados podem assim frequentar a totalidade dos cursos modulares, de acordo com perfil escolhido, ou apenas o(s) curso(s) modular(es) adequados ao seu contexto e de acordo com grupo de destinatários.

  • Percurso Formativo I - Agente de Inovação (nível I)

  Cursos Modulares

Nº de horas

Introdução à Inovação (Inscrições Abertas)

12h

 Competências para a Inovação

12h

Pensamento criativo (Inscrições Abertas)

12h

 Business case: o papel do agente de inovação

12h

 

  • Percurso Formativo II - Gestor de projetos de inovação (nível II)

  Cursos Modulares

Nº de horas

Introdução à inovação (1) (Inscrições Abertas)

12h

 Processo de inovação

12h

Pensamento criativo (1) (Inscrições Abertas)

12h

 Gestão de projetos de inovação

12h

 Business case: o papel dos gestores de projetos

12h

(1) objeto de creditação se frequentados no nível I

  • Percurso Formativo III - Líderes da inovação (nível III);

  Cursos Modulares

Nº de horas

Introdução à inovação (1) (Inscrições Abertas)

12h

Políticas públicas e o contexto indutor
de inovação (Inscrições Abertas)

12h

 Liderança e cultura de inovação

12h

 Estratégia de inovação

12h

 Sistema de gestão de inovação

12h

 Business case: o papel dos líderes

12h

(1) objeto de creditação se frequentados no nível I e II

  • MODO de FUNCIONAMENTO E METODOLOGIA


Todos os cursos modulares realizar-se-ão à distância, via plataforma zoom, combinando abordagens passivas (exposição de conteúdos teóricos e casos práticos) e ativas (resolução de exercícios, realização de trabalhos individuais e/ou grupo e participação em sondagens de opinião)

  • AVALIAÇÃO


A avaliação de cada curso modular será realizada com base em trabalho individual e/ou de grupo em contexto de sala e/ou através de aplicação de questionário de resposta múltipla, sendo, no caso de aproveitamento, emitido respetivo certificado.

A obtenção do certificado associado aos diferentes perfis está dependente da frequência, com aproveitamento, dos cursos modulares incluídos no portfólio do perfil, bem como realização com aproveitamento de trabalho individual e/ou de grupo em contexto de sala e fora dela, no âmbito do curso modular Business Case.

  • COORDENADOR CIENTÍFICO


 Miguel Oliveira é mestre especialista em gestão (gestão da qualidade), doutorando em Ciências Económicas e Empresariais, ramo de gestão, Universidade de Aveiro.

É professor adjunto convidado na Universidade de Aveiro – Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Ao longo da sua atividade profissional exerce funções de direção superior, consultor e formador no contexto dos negócios e Administração Pública (CAGEP, FORGEP, GEPAL e CEFADAL) nos domínios da gestão estratégica, gestão da mudança, excelência, inovação e liderança.