Curso de Especialização em Gestão por Objectivos na Administração Local - SIADAP

ENQUADRAMENTO

A Gestão por Objetivos (GPO) é uma abordagem proactiva, focalizada nos resultados, que valoriza a realização e orientada para a mudança visando melhorar quer a eficiência organizacional, quer a eficiência individual. Necessita assim de uma metodologia organizada e sistemática, que, tendo em conta as opções estratégicas da Organização, ajude a focalizar a gestão em metas alcançáveis, de modo a atingir os melhores resultados, tendo em conta os recursos disponíveis materiais e imateriais disponíveis. Quando aplicada à Administração Local (AL) necessita, antes de mais, de uma nova cultura, de uma nova atitude, e de novos comportamentos por parte dos dirigentes e trabalhadores envolvidos. Esta mudança de paradigma organizacional, cada vez mais justificada pelas dificuldades financeiras e de outros recursos, implica a seleção e utilização sistemática e abrangente de ferramentas capazes de medir a eficácia, a qualidade e cada vez mais a eficiência da gestão pública, tendo em vista a melhoria da performance das organizações, o desempenho dos dirigentes e colaboradores, bem como a criação de condições para assegurar uma correta e completa prestação de contas e ainda a transparência perante os cidadãos. Pretende-se que, na AL, a aplicação do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho – SIADAP – possa cumprir esses objetivos. Este, sendo obrigatório e importante, apresenta alguma complexidade na sua aplicação concreta. No entanto não é só o domínio da legislação que constitui o único obstáculo à correta, eficaz e eficiente aplicação do SIADAP. A ausência de experiência e de domínio do instrumento de gestão – GOP -, constitui, também, uma dificuldade básica que importa remover.

DESTINATÁRIOS

  • Dirigentes, gestores de projeto, técnicos superiores e avaliadores no contexto do SIADAP, e outros trabalhadores, portadores de licenciatura, com vínculo laboral à Administração Local, que pretendam adquirir, ou aprofundar, o conhecimento de metodologias e ferramentas de gestão que lhes permita articular a gestão por objetivos na organização com a aplicação do SIADAP.

DURAÇÃO

  • 120 horas (a organização do curso é feita tendo em conta a flexibilidade necessária para assegurar a continuidade de funções dos formandos nos respetivos municípios durante a sua frequência, sendo a formação distribuída em blocos de 2/3 dias com semanas intercaladas, sempre que possível, durante 4 ou 5 meses).

PLANO DE FORMAÇÃO

  1. A reforma da Administração Pública, modelos, experiências e resultados;
  2. A Gestão por Objetivos;
  3. Ferramentas de Gestão;
  4. A avaliação da performance e do desempenho;
  5. Implementação do SIADAP;

    Nota: no âmbito de cada um dos módulos será promovida a aprendizagem participada, recorrendo-se a exercícios práticos, a estudo de casos e a trabalhos de grupo. A metodologia de formação a utilizar combinará o “saber” com o “saber-fazer”.

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA

  • A frequência é obrigatória, determinando as faltas em número superior a 20% do total das horas ministradas a perda automática do aproveitamento do curso.

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO

  • A atribuição do Certificado do Curso dependerá de:
  1. Obtenção na avaliação escrita, através de resposta a questões abertas colocadas na plataforma e-learning, de classificação igual ou superior a 10 valores;
  2. Obtenção na avaliação final de nota igual ou superior a 10 valores (40% da nota da avaliação escrita + 60% da nota de avaliação contínua)
  3. Registo de uma taxa de assiduidade igual ou superior a 80% das horas de monitoragem.

PLATAFORMA E-LEARNING

  • Estará colocada à disposição dos formandos a plataforma de e-learning da FEFAL para acesso aos programas, apontamentos, apresentações, estudos de caso, exercícios e outra documentação e informação de apoio às sessões presenciais. 

LOCAIS E DATAS DE REALIZAÇÃO

  • a definir

CUSTO DE INSCRIÇÃO

  • 1200€

 

 


Imprimir